416 Views
Tempo de leitura: 1 MinutoAs cidades de São Paulo e de Curitiba poderão ter uma nova opção de Internet Banda Larga em 2009: O PLC (Power Line Communications).
O PLC é uma tecnologia que possibilita a comunicação de rede através da rede elétrica, dispensando cabeamento adicional em sua residência.
O acesso ao PLC seria feito por meio de um modem como o que temos hoje em dia, porém ele vai direto na rede elétrica.
Obviamente, não basta plugar o modem na tomada e sair utilizando. É preciso possuir o sinal do PLC disponível na rede elétrica local.
Acredita-se que a AES Eletropaulo será o provedor desta nova tecnologia (nova para nós, brasileiros).
O que pode melhorar? A chegada do PLC ao Brasil deve melhorar nosso acesso rápido em 2 pontos:
A internet Banda Larga no Brasil de um modo geral é bem ruim e cara. Um acesso de 600Kbps no Amazonas, por exemplo, custa hoje R$ 429,90 por mês. É muito ou é pouco?
O preço do PLC tende a ser inferior já que a infraestrutura necessária, ao menos no que se refere a cabeamento, já está disponível praticamente em todo o país, e isso pode favorecer as classes C e D que hoje não podem pagar por uma Internet rápida tão cara. Estima-se que o modem, por exemplo, custará menos de R$ 100,00.
Ou seja, acredito que as Telecoms baixarão o preços dada a existência de uma concorrência.
Acesso DSL
O Brasil possui o DSL como principal meio de acesso rápido, mas essa é uma tecnologia já defasada em outros países.
O 3G já vingou em nossos celulares. Agora é a vez da tão aguardada popularização do acesso rápido, e o PLC pode ajudar nisso. Penso que, se der certo, terá tudo para ser o principal meio de acesso rápido do brasileiro.
Paulistas e curitibanos tirarão suas conclusões a partir de 2009. Assim espero.