2462 Views
Tempo de leitura: 2 MinutosHoje vou demonstrar como o utilitário “badblock” do Linux pode reparar o área útil de um disco defeituoso e, de quebra, te poupar uma grana.
Importante falar que setores de um HD/SSD com defeito físico não podem ser recuperados. Porém, podemos marcar setores defeituosos, o que permite ao filesystem operar normalmente nesse disco (leia HD ou SSD) por um tempo ou por toda a eternidade (parece muito, né?).
Observações:
• O método que veremos a seguir gera perda de dados. Inclusive, você precisará reparticionar seu disco. Portanto, caso tenha dados sensíveis em seu HD, faça backup e somente siga essas instruções se tiver absoluta certeza de que a perda de dados (incluindo o sistema operação instalado) não lhe acarretará prejuízos.
• O processo é bem lento. Então, não tenha pressa. Pode durar várias (e várias) horas.
• Caso utilize um notebook/netbook, conecte-o ao carregador.
Quando surgem Badblocks e como diagnosticar
Tudo vai bem no seu sistema operacional quando, sem mais nem menos, começam a surgir comportamentos estranhos como:
• Linux: Partições pedindo constantemente FSCK ou que simplesmente deixam de montar;
• Windows: Sistema extremamente lento e/ou com arquivos corrompendo o tempo todo.
Esses são sintomas de blocos defeituosos. Normalmente pode-se encontrar logs contundentes no dmesg, syslog e/ou messages do Linux ou no EventViewer do Windows.
Reforçando que badblocks não são exclusividade de HD mecânico (IDE, SATA, ISCSI, etc). Também ocorrem em SSD.
Mãos a obra
Primeiro, você vai precisar de um Live CD/USB Linux. Com isso em mãos, inicialize seu computador pelo Linux live. Com o sistema carregado, torne-se “root” com o comando `su` ou `sudo su`.
Identifique o disco a ser reparado com o utilitário `fdisk`. Certo do disco a ser reparado, utilize o comando destacado logo abaixo e vá curtir um pouco sua vida. A checagem de badblocks iniciará e demorará horas até terminar. O reparo será feito paralelo a checagem.
Segue o comando:
badblock -fsw /dev/sdX
Observe que sdX é um exemplo. Troque-o pela unidade que corresponde ao seu disco. A medida que o progresso anda, são exibidos dados de disco.
Pós checagem/reparo
Se algo realmente foi reparado no seu disco, provavelmente perdeu parte ou todo particionamento do mesmo. Por isso, se fará necessário o reparticionamento do seu disco. O reparticionamento poderá ser feito via fdisk ou cfdisk, como quiser.
Recuperei 2 discos, um mecânico e um SSD, com esses passos. Espero que o(a) amigo(a) consiga ter o mesmo êxito. Abraço!