124 Views
Tempo de leitura: 3 MinutosSempre tive o objetivo de ter um iMac. Não um Macbook como a maioria das pessoas, mas um iMac mesmo. Achava incrível o tamanho da tela, a alta resolução e o próprio sistema operacional MacOS; para mim, um mix de Linux com as facilidades do Windows. Perfeito para o meu trabalho.
Deixei o plano de comprar um iMac de lado por um tempo. Até que, do nada, olhando para uma parede cinza que tenho em casa, veio o insight; por quê não?! E lá vou eu pesquisar, e pesquisando achei um iMac baratinho, do lado de casa com uma excelente configuração; i7, 1 SSD de 256GB, 1 HD Mecânico de 3TB, 24GB de RAM rodando o MacOS Ventura via Opencore. Comprei.
Beleza, agora o que eu faço com isso? Não é meu equipamento de trabalho, não preciso um monitor extra, pois tenho um LG Ultra Wild e um Dell que uso na vertical para codar. O que fazer com o iMac? Usar como terceiro monitor, claro!
Para conectar o iMac via cabo no Macbook, seria preciso um cabo Thunderbolt 1 no iMac e um adaptador Thunderbolt 1 para Thunderbolt 3 do Macbook ou isso tudo bidirecional. Não tem isso no BR, então fiz o que todo mundo faria; comprei um adaptador HDMI para USB 4K. Funcionou testando só o iMac no Macbook Pro, porém com uma qualidade de vídeo horrível, mas não me apeguei a isso, pois encontraria um jeito de melhorar essa resolução. O problema mesmo veio a seguir quando pluguei meus outros 2 monitores: o processador M2 da Apple só suporta 2 monitores externos. Que decepção! “E agora?”, perguntei para as vozes da minha cabeça que me fizeram comprar um iMac.
Finalmente. Usando o iMac como segundo monitor.
Aliás, segundo não; terceiro monitor. Se contar o próprio Macbook seria a quarta tela. Vamos lá!
Finalmente encontrei um jeito extremamente simples de “burlar” a limitação do processador e plugar uma terceira tela, e o melhor de tudo, usando um recurso nativo do MacOS. O “Screen Mirroring“.

O Screen Mirroring pode ser acessado clicando no relógio do MacOS, então será exibida a imagem acima.
Para conectar o iMac via Screen Mirroring, é preciso ter tanto o iMac quanto o Macbook na mesma rede Wi-Fi. Ao clicar em “Screen Mirroring”, o iMac deverá ser listado, então estará disponível para conexão, como na imagem abaixo:

Ao clicar nele no nome do seu iMac, se tudo der certo, será exibida a janela “What do you want to show on “iMac”.

Basta selecionar a configuração desejada. No meu caso, não queria espelhar a imagem, mas estender para usar o iMac como um monitor adicional, então selecionei “Extend Display“.
Em seguida, bastará abrir o System Settings > Display para posicionar a tela da forma como desejar.

Considerações:
Prós:
Contras:
Resumo
Se pretende extrair toda a resolução que o iMac tem para oferecer, vai precisar de um cabo Thunderbolt 1 e adaptador para Thunderbolt 3. É difícil de achar. A Apple vende, mas custa caro. Para o uso no dia a dia, o Screen Mirroring entrega uma ótima resolução de 1920×1080. Nada mal para um segundo monitor. No meu caso, terceiro monitor, e sem pagar nada a mais por isso. O que, considerando os valores envolvidos e os riscos de dar errado, não é nada mal.