1689 Views
Tempo de leitura: 6 MinutosVocê já deve ter ouvido falar no termo Mosca Branca. Se não ouviu, vai ver agora, mas antes, precisamos entender alguns conceitos que envolvem esse tipo de profissional para deixar a ideia explícita.
Esse texto é importante para todos os profissionais de TI. E é também um convite e um alerta para não cometermos erros evitáveis em nossas carreiras.
Desde já saibamos que o mercado de TI vive uma forte demanda por bons profissionais. Porém, é fato que profissionais experientes são mais demandados. As empresas os disputam a ferro e fogo.
O que é experiência?
Depende do ponto de vista; ter muitos anos em uma mesma empresa torna o profissional experiente para aquela empresa, pois as reformulações tecnológicas são poucas, o que, após um certo tempo, permite aos profissionais o domínio das tecnologias utilizadas.
Além disso, processos internos, rotinas e políticas somadas à cultura da empresa são naturalmente absorvidas ao longo dos anos, tornando os profissionais referências na corporação. Mas ter uma experiência ‘in loco’ é diferente de ter experiência para o que o mercado exige, pois o mesmo vai além do Fit Cultural.

Isso tudo é bom para as partes envolvidas, mas há um risco que precisa ser considerado pelo in loco; a inércia técnica.
Muitos anos fazendo a mesma coisa e em um mesmo lugar pode defasar os profissionais para o mercado a ponto desse profissional sequer conseguir uma oportunidade no mercado mantendo sua faixa salarial. Ou pior que isso, descobrir que o mercado paga mais, porém, seria necessário uma atualização nas diversas ferramentas disponíveis (ou pelo menos em uma das).
Seguir carreira em uma mesma empresa é algo ruim?
Claro que não, mas pode ser perigoso para a carreira quanto ao mercado de trabalho. Não há problema em seguir uma longa jornada em uma só empresa se isso te faz bem. A identificação do profissional com a sua empresa é fundamental para a paz interior e para desempenhar suas atividades com tranquilidade. Os anos de trabalho dão uma certa estabilidade, o que é reconfortante. Porém, isso pode se tornar uma Zona de Conforto.
Portanto, seguir carreira em uma mesma empresa é algo bom, mas é preciso tomar certos cuidados que veremos mais à diante.
O perigo da zona de conforto
É preciso tomar cuidado com a zona de conforto. Essa estabilidade depende de um certo equilíbrio que, ao longo dos anos, pode mudar. Ao mudar, em algum momento essa empresa pode passar a ver alguns de seus profissionais in loco com maus olhos, ameaçando aquilo que era o ponto central do desenvolvimento de carreira – a estabilidade e o emocional dos indivíduos.
Portanto, a estabilidade é imaginária. Tudo estará bem enquanto estiver bem. A segurança do seu emprego e o conforto de não enfrentar desafios em suas rotinas são tentadores, mas da noite para o dia tudo pode mudar. Para isso basta alguém mudar uma política interna, uma hierarquia, corte de custos, entre outros, para que o conforto e a segurança deixem de existir.
Da Zona de Conforto à Areia Movediça
Sim, a Zona de Conforto pode se tornar um problema. Você pode ficar preso à empresa devido a inércia técnica ou simplesmente pelo medo do desconhecido. Coisas como burnout, stress e até depressão podem surgir, e é aqui que a ficha cai para muitos. A desatualização tecnológica pesa e trás consequências terríveis, como a dificuldade em recolocar-se no mercado.
Veja que falei sobre profissionais in loco, ou seja, profissionais experientes para uma organização específica, mas não é esse tipo de profissional experiente que o mercado demanda. Para o mercado, essa experiência pode não ser suficiente em curto ou curtíssimo prazo.
E quando a defasagem ocorre?
Quando começamos em uma nova empresa tendemos à aprender muito sobre ela, seus produtos e serviços. Aos poucos vamos absorvendo esse conhecimento e nos tornamos melhores. Há, no entanto, um momento em que o aprendizado termina, e é aqui que mora o perigo, e começa novamente a inércia. Ao se ver nessa situação, estará correndo os riscos supracitados.

Mas como um profissional se torna experiente de verdade?
Experiência é diferente de conhecimento
Experiência e conhecimento são coisas distintas, mas que se completam. Ser experiente envolve a vivência, e isso tem um peso significativo. Porém, o conhecimento é fundamental.
A pergunta se mantém: O que torna um profissional experiente?
Experiência e Conhecimento = Mosca Branca
Mosca Branca é um termo antigo que se refere à algo raro de se ver ou encontrar. Ou seja, É o profissional experiente, mas atualizado.
O profissional Mosca Branca, portanto, nada mais é do que um profissional experiente e com conhecimentos sólidos nas tecnologias da vez.
P.S.: Ser um profissional de TI exige atualização diariamente. Seja ela na leitura, debates profissionais, cursos, certificações, pós graduação, MBA etc.
Saindo da inércia
Como havia dito, é bom seguir carreira em uma empresa, mas é preciso manter-se atualizado mesmo que tais conhecimentos não sejam aplicáveis nessa corporação.
Ao ver-se na inércia, é preciso atualizar-se com tecnologias bem aceitas pelo mercado e/ou aquelas que são tendências globais para o futuro. Isso significa estar em dia com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho.

Quando um profissional experiente in loco se joga em cursos com tecnologias “da vez”, adquire conhecimento para mais alguns anos de atuação em alto nível, ou seja, torna-se um profissional diferenciado. O mercado vê esse profissional com bons olhos.
Aqui ocorre uma coisa interessante; ao buscar atualizações, o mercado passa a observá-lo, passa a notá-lo, requisitá-lo e até disputar esse profissional, e remunerando-o à altura.
Como torna-se um Mosca Branca?
É a soma da experiência com o conhecimento que formam os Moscas Branca.
A dica é: Estude e não pare de estudar. Faça cursos, mantenha seu curriculum e seu LinkedIn atualizados. Observe o mercado e seus colegas de profissão; procure saber o que estão fazendo, o que estão estudando, em que eles estão atuando e siga as tendências. São sinais fáceis de seguir, basta observar.
Plus: Mosca Branca de óculos

Mais raro do que o Mosca Branca, é o Mosca Branca de óculos. Esse é raro; é o profissional experiente que possui conhecimentos sólidos sobre tecnologias atuais e possui certificações. Tire certificações, elas provam que você é realmente diferenciado.
Resumo
O mercado está aquecido e há vagas para todos, mas ninguém quer passar por uma redução salarial e ter que recomeçar por baixo em uma outra empresa, isso se chama Downgrade. Mas as vezes é preciso. Você pode evitar isso hoje; invista em sua carreira, ela que te dá frutos hoje, continuará a dar-lhe frutos amanhã se nada for negligenciado. E aí sim, cada porta que se abrir será um Upgrade na sua carreira profissional.
Abraços e até a próxima.