1561 Views
Tempo de leitura: 4 MinutosBogoMips é uma invenção de Linus Torvalds que foi implementada na versão 0.99 do Linux Kernel e que é utilizada até os dias de hoje.
Trata-se de uma classificação que determina se seu processador está trabalhando em uma faixa adequada para o seu sistema.
Basicamente, sempre que o sistema é inicializado, uma medição é feita considerando o tempo que um loop leva até se tornar verdadeiro.
Ou seja, BogoMips é o saldo de um benchmark feito pelo Kernel no boot do sistema para saber se o processador onde se encontra instalado está operando na faixa que se espera daquele modelo. Portanto, o resuldado não vale como comparação entre processadores, pois cada processador possui uma faixa diferente.
Origem do nome
Registros da Rede Mundial de Computadores (Leia-se Internet) dão conta que Bogo significa “Falso”, e Mips significa “Millions of Instructions per Second”. Mips é uma medida científica, logo, “BogoMips” significaria algo como “Falsa medida científica de milhões de instruções por segundo”. Legal, né?
E para que serve
Como disse anteriormente, serve para verificar se a instalação do Linux está adequada para o seu equipamento e vise-versa.
Logo, o BogoMips pode ser usado para diagnosticar um eventual problema na sua CPU, pois ele leva em consideração os seguintes fatores para fazer o benchmark:
- Cache e clock da CPU;
- Se o botão turbo está acionado (é antigo, lembra?);
- Se o sistema usa cache emulado da BIOS ou algum outro tipo de cache que interfira no clock.
Com o calculo realizado, seu resultado é mantido no /proc do sistema. Lembrando que este diretório é volátil, gerado a cada boot do sistema. Portanto, no próximo boot o BogoMips será gerado novamente.
Como consultar
Fácil; basta rodar o comando abaixo:
cat /proc/cpuinfo | grep bogomips
Você terá uma saída de tela como esta:
[root] valhalla ~ » cat /proc/cpuinfo | grep -i bogo bogomips : 5616.00 bogomips : 5616.00 bogomips : 5616.00 bogomips : 5616.00
Para saber se meu server está na faixa esperada, deve-se fazer uma continha rápida considerando o clock da sua CPU e um valor multiplicador que varia de acordo com o fabricante/modelo do seu chip.
Primeiro, verifique o modelo do seu processador e seu clock. Para isso, use o comando abaixo:
[root] valhalla Downloads » cat /proc/cpuinfo | grep 'model name' model name : Intel(R) Core(TM) i7-6600U CPU @ 2.60GHz model name : Intel(R) Core(TM) i7-6600U CPU @ 2.60GHz model name : Intel(R) Core(TM) i7-6600U CPU @ 2.60GHz model name : Intel(R) Core(TM) i7-6600U CPU @ 2.60GHz
Neste caso, o fabricante é Intel e o chip é um Core i7 de 2.60GHz.
Basta agora consultar o valor multiplicador do fabricante/modelo. No caso desse chip, os valores são esses:

Para saber a frequência do seu, leva-se em consideração Clock da CPU x Valor Multiplicador correpondente ao modelo/fabricante. Exemplo: 2600 * 2.
Para saber o valor multiplicador do seu chip, basta considerar a tabela abaixo:

Caso seu chip não esteja na lista, como o Core i7 deste exemplo, dê uma olhada no link a seguir. Nele há valores médios de acordo com cada chip. Segue o link:
http://tldp.org/HOWTO/BogoMips/bogo-list.html
E se não estiver na média?
O valor médio varia de acordo com cada equipamento. Hoje em dia há processadores com mais de um core, processadores com recurso de economia de energia e emissão de calor, então é normal que o valor varie. Porém, o valor não pode variar demais. Neste caso pode ser um problema em uma das camadas de cache ou alguma configuração indevidamente habilitada na BIOS. Aí cabe uma análise mais aprofundada.
É isso aí. Espero que esse artigo tenha dado uma clareada nas ideias do amigo leitor. Forte abraço!