Tempo de processamento: 0,346 segundos.

Artigo > Gravando um ISO em Pen Drive via Command Line

901 Views
Tempo de leitura: 1 Minuto
Atualizado em:

Para toda situação de emergência ou apenas para reinstalação do sistema, por vezes precisamos de um Linux bootável via pen drive. Veremos como é simples gravar uma imagem Linux em um pen drive via linha de comando.

Bom, o primeiro passo para gravar a imagem é obter a imagem (errr). Portanto, a obtenha. Também é um requisito estar em um desktop/servidor Linux, por isso que é via Command Line. Outro requisito é o pen drive, mas isso eu nem precisava mencionar, né?!

Já obteve a imagem? Ok! Próximo passo; abra o terminal e logue com root. Parto do princípio que você sabe fazer isso. Então faça!

Esse processo sobrescreverá todo conteúdo do pen drive. Alerte-se para isso.

O processo é simples. Vejamos:

Pendrive desmontado

Primeiramente, com o pen drive já conectado ao computador, certifique-se de que ele não esteja montado. Se estiver, o desmonte (é pra rodar unmount, não é pra quebrar o pen drive, ok?).

Copiando o conteúdo do ISO para o pendrive

Execute um simples cp como no exemplo abaixo:

cp arquivo.iso /dev/unidade_destino

Exemplo:

cp arquivo.iso /dev/sdb
Observe que o /dev/sdb é a minha unidade de destino. Um pendrive, no caso. Cuidado para não passar a unidade errada. Use o comando fdisk -l para ver qual é a unidade na qual você deseja instalar o ISO.

Note que o destino da cópia não é a partição (ex: sdb1), é o dispositivo (ex: sdb). Você deve substituir “arquivo.iso” pelo nome do seu arquivo e /dev/disco pela unidade que corresponde ao seu pen drive. Na maioria dos casos será o /dev/sdb, mas verifique isso antes de prosseguir.

No meu caso ficou assim:

cp debian-live-8.5.0-amd64-cinnamon-desktop+nonfree.iso /dev/sdb

Finalizando a cópia dos dados

Execute o comando sync sem parâmetros. O comando sync realiza o commit das mudanças em disco, persistindo no disco eventuais dados presentes na memória do sistema.

sync

Vejamos a sequência dos comandos propostos:

Gravando um ISO em Pen Drive via Command Line

Nessa altura você já possuirá um Linux bootável via pen drive.

2 - 0

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!