442 Views
Tempo de leitura: 1 MinutoEsse é o primeiro post em que falo sobre Android. Bom, Android é Linux e o foco do Blog Porta 80 é justamente esse: Linux. Inicialmente não queria falar sobre celulares, mas não dá pra fugir dessa realidade. Smartphones estão em todos os lugares. Os coliformes fecais presentes em 99% dos smartphones que o diga. E esses smartphones rodam o que? Android!
Smartphone mais responsivo?
Para mim, celular tem que ser prático e acima de tudo ágil. Porém, com o tempo, conforme instalamos coisas no Android, principalmente widgets, o deixamos lento. Essa lentidão, as vezes, incomoda. Por exemplo, quando estou na estrada e quero ler minha timeline enquanto ando de moto. Enfim, há situações em que agilidade é tudo =).
Modo Desenvolvedor
O modo programador do Android permite ativar features voltadas para pessoas com conhecimentos técnicos avançados.
Existem várias opções disponíveis, mas vamos focar na parte da performance.
Ativando modo Programador
O primeiro passo é ativar o modo desenvolvedor.
1 – No menu principal do Android, vá em “Configurações“;
2 – Entre no menu “Sobre o telefone“;
3 – Localize a opção “Número da versão” e clique sobre ele 7 vezes. Isso ativará o modo Programador.
Editando ítens de animação
Agora, com o modo Programador ativado, haverá uma opção chamada “Programador” dentro do item “Configurações”. Entre nesta opção e localize os itens “Animação em escala”, “Escala de transição” e “Escala de duração da animação”. Deixe todas em 0,5 e faça os testes. Se desejar, deixe desligada.
Resumo
Todo ambiente gráfico, seja de um desktop ou de um celular, consome recursos do sistema. Em um smartphone não é diferente.
Sem efeitos visuais desnecessários, seu smartphone ganhará uma sobrevida de uptime.