659 Views
Tempo de leitura: 2 MinutosO Java 8, versão default nos repositórios das distros Linux, possui um nível muito elevado de restrição (por segurança). Qualquer “deslise” de segurança em uma aplicação web é motivo para que o Java 8 bloquear sua execução. Portanto, essa restrição de segurança impede a execução de algumas aplicações, como por exemplo; iLo, KVM, iDRAC, entre outros… Esse mesmo nível de segurança podia ser reduzido até a versão 7, possibilitando assim execução dessas aplicações.
Curiosidade:
Você sabia que o Java saiu das profundezas do inferno para coletar almas aqui na terra? E o Java 8 está pegando pesado nesse sentido. Software maldito.
Voltando ao foco:
Muito bem, para não deixar o amigo leitor no terror, explicarei como fazer downgrade do Java para a versão 7. Essa versão é menos pior do que a 8, pois como mencionei anteriormente, poderemos diminuir o nível de segurança do Java. Desta forma, o compatibilizamos com um maior número de APPs feita nessa linguagem do sul extremo (inferno).
Observação: Aqui você se pega em um dilema: reduzir a segurança para poder usar uma aplicação em Java ou não usar a aplicação com um “deslise” de segurança? Você escolhe.
Instalando o Java 7
Primeiro, faça download do Java SE versão 7 no site da Oracle. Segue link:
https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/java-archive-downloads-javase7-521261.html
Uma vez que tenha baixado o pacote, o instale com o comando abaixo:
yum localinstall PACOTE
Configurando o Nível de Segurança
Hora de alterar o nível de segurança do Java. É isso que possibilita o Java 7 funcionar em sites onde a versão 8 bloqueia conteúdo.
No terminal, abra o Control Panel do Java. Basta executar:
/usr/java/jdk1.7.0_79/bin/ControlPanel
Abrirá uma janela como esta:
Como está destacado na interface, clique na aba “Security” e selecione “Medium”. A seguir, clique em “Apply” e “Ok”.
Agora abra o arquivo .bashrc:
vim ~/.bashrc
Agora inclua os seguintes “exports”:
export JAVA_HOME=/usr/java/default/ export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
Após salvar o arquivo, execute o comando `source` abaixo:
source ~/.bashrc
Para testar as alterações, execute o seguinte comando:
java -version
A saída deve ser similar a esta:
[wil@Valhalla] [~] java -version java version "1.7.0_80" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.7.0_80-b15) Java HotSpot(TM) 64-Bit Server VM (build 24.80-b11, mixed mode)
Agora basta reiniciar o navegador (geralmente o Firefox onde o Java funciona, pois Java no Chrome nem no Windows funciona) e acessar a aplicação.
Boa sorte ¬¬
Abraços