555 Views
Tempo de leitura: 1 MinutoVocê já usou um software livre? Se a resposta for não, é sinal que precisa entender a presença do free software no nosso dia-a-dia.
Ao navegar na Internet você está usando ao menos 1 software livre: o DNS. Ou seja, o DNS da sua conexão é um software livre.
Ao mandar um e-mail, por exemplo, você pode estar utilizando software livre chamado Qmail ou um outro chamado Postfix, softwares que rodam nos servidores de e-mail e que emitem as mensagens que você envia.
Um outro software livre muito utilizado se chama Apache. Ele é o webserver responsável por manter sites acessíveis. O Blog Porta 80, o Wikipedia, entre outros, o utilizam.
Portanto, o software livre está presente no nosso dia-a-dia e você o utiliza, mesmo que involuntariamente, com muita frequência.
A quantidade de empresas que migram de plataformas fechadas para sistemas free softwares e open source é maior a cada dia. A quantidade de profissionais que entram nesse mercado cresce com a demanda das empresas.
Isso se deve, em grande parte, ao fato do software livre ser adaptável, seguro, por receber atualizações periódicas e por ser gratuito.
A passos largos, veremos um mundo cada vez mais livre. O software livre é uma realidade já a algum tempo e está aí para quem quiser ver.