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Tempo de leitura: 3 MinutosA desorganização é a principal causa da perda de dados. Eu mesmo já perdi fotos da minha familia, é muito frustante.
Organizar o Desktop é a forma mais simples e eficiente de evitar tais tipos de incidentes.
Nesse artigo, abordo 3 pontos para evitar perda de dados:
– Organização para evitar perda de dados
– Backup e Restore
– Recuperação de Desastres – Para o caso de perder dados e não possuir um backup.
Criando uma estrutura padrão
Para quem possui 2 ou mais discos ou possui um HD particionado, é recomendável armazenar arquivos pessoais em uma unidade diferente da qual está instalado o sistema operacional. Assim, em caso de perda
do sistema operacional, os arquivos estarão à salvo em uma outra unidade. Nesse caso, melhor será se essa outra unidade for um segundo disco ao invés de uma outra partição, pois evitaria perda de dados por falha de hardware.
1º – Em um lugar seguro, crie uma pasta chamada “Backup”. Nela, crie uma subpasta chamada “Meus Documentos”.
Armazene na pasta “Backup” tudo o que lhe for importante e útil, organizando os arquivos em subpastas.
2º – Agora vamos mudar a localização da pasta “Meus Documentos” para a pasta “Backup\Meus Documentos” criada no passo anterior. Desta forma, terá todos os arquivos pessoais dentro da pasta Backup.
Para mudar a localização da pasta “Meus Documentos”, clique com o botão direito do mouse na pasta “Meus Documentos” > “Propriedades” > “Mover”. Defina a nova localização para a pasta e conclua clicando em “Ok”.
O funcionamento da pasta “Meus Documentos” não mudará. Apenas o local de armazenamento dos arquivos irá mudar.
Backup e Restore
O Windows XP possui uma ferramenta nativa para a realização de Backups, mas não a utilizaremos, pois cria arquivos com extensão BKF e consome muito recurso da máquina.
Recomendo fortemente o uso do Cobian Backup, pois é simples de usar e realiza a tarefa com perfeição, além de ser gratuito.
1º – Baixe e instale o Cobian. O download pode ser feito a partir do endereço abaixo. A instalação segue o padrão NNF (Next, Next Finish)
https://superdownloads.uol.com.br/download/29/cobian-backup/
2º – Configuração; não vou entrar em detalhes sobre as configurações avançadas do Cobian, mas por ora, você já pode saber o básico;
Abra o Cobian e clique em “Tarefa” > “Nova Tarefa” ou no ícone da imagem abaixo:
Ao fazê-lo, a janela abaixo será exibida:
As Propriedades mais importantes são:
Geral, onde irá determinar o Tipo do Backup; Full ou Incremental.
Arquivos, onde irá acrescentar o caminho do diretório “Backup” e especifiar o destino da cópia que o Cobian fará.
Programar, onde irá definir o(s) dia(s) de execução da tarefa.
Arquivo Compactado, onde irá definir se irá e como irá compactar o backup.
Avançado, onde irá setar um usuário do sistema com privilégio sobre a pasta “Backup”. Esse passo somente é necessário para o caso de utilizar em seu desktop um usuário sem privilégios sobre a pasta “Backup”. O backup não será bem sucedido se o seu user não possuir esse privilégio ou se esta opção não estiver “setada”.
Pronto, o Cobian já pode ser utilizado. Basta setar um lugar seguro para armazenamento do backup. É recomendável usar um CDR, um segundo disco ou uma unidade externa como um pendrive.
Você pode explorar todas as funcionalidades do Cobian. Os recursos são muitos. Em breve apresentarei um tutorial a respeito.
Recuperação de Desastres – Recuperar arquivos deletados.
Arquivos deletados não são completamente removidos. Por vezes, podemos reavê-los. Para isso, basta usarmos um bom programa de recuperação de dados.
No endereço abaixo você poderá consultar 10 softwares gratuitos para a recuperação de seus arquivos:
https://www.softdownload.com.br/10-programas-gratuitos-para-recuperar-arquivos-deletados.html
Espero que o amigo não chegue a precisar deles.
Finalizando
Bem, é isso. Definimos um diretório para armazenamento de arquivos importantes, mudamos o apontamento da pasta Meus Documentos configuramos o Cobian para fazer backup.