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Tempo de leitura: 1 MinutoFoi ao ar neste mês (Setembro de 2008) um documentário do Discovery Channel sobre o Google. Do começo à quase crise financeira e ao crescimento vertiginoso, o documentário apresentou detalhes sobre as parcerias feitas pela empresa no início de suas atividades, o plano de crescimento adotado pela empresa, o AdWords (sua maior fonte de renda até 2008) e a forma agressiva como agia em relação à atingir seus objetivos.
Dias antes eu havia acompanhado em uma reportagem no Fantástico da TV Globo sobre o Google a entrevista dada por Eric Schmidt, Presidente-Executivo do Google. Nesta oportunidade Eric fez menção a ingressar o Google na área de Sistemas Operacionais, mas com base em Web. Na explicação dada por Eric, o Sistema Operacional do usuário seria instalado em servidores do Google e o usuário o utilizaria remotamente através da Internet.
O Google estaria, portanto, entrando na área em que a Microsoft predomina, que é o desktop.
Do outro lado da rua, no vale do cilício, a Microsoft começa a trabalhar com Software Livre. Adicionalmente, tenta comprar o Yahoo, maior rival de mercado do Google.
Coincidência? Observe os fatos e verá que não há coincidência. Está conseguindo entender? Google entrando no ramo da Microsoft, e Microsoft tentando entrar no ramo do Google
Esses fatos são precedentes de uma batalha que está para acontecer entre Google e Microsoft, mas que deve levar alguns anos para começar. O sonho do Google de hospedar Sistemas Operacionais em Cloud Computing somente será possível com a melhoria da infraestrutura de Internet de seus usuários, e a Microsoft precisa se adequar à grandeza, quantidade e qualidade dos serviços do Google, além de melhorar seus Sistemas Operacionais para fidelizar seus clientes mantendo-se líder nesta área.
Ás vésperas de termos mais uma versão do Windows (Codinome Seven), estamos, na verdade sedentos por novidades extra-Microsoft.
Que comece a briga entre Google e Microsoft e que nós, os usuários finais, sejamos os grandes beneficiados.
Quem viver, verá.